"The Brown Bunny", ilusão de óptica?!
Paulo Ferrero
2004-04-28 14:05:15 UTC
«The Brown Bunny» só poderá decepcionar quem elevou demasiado as suas
expectativas, quer por pertencer aos iluminados fiéis do ícone Vincent
Gallo, quer por achar que o seu anterior filme, «Buffallo' 66», é a
quintessência do cinema independente norte-americano e, portanto,
arauto de qualquer coisa de inultrapassável. Com uma postura mais
calma, conclui-se que este novo e polémico filme do
actor-realizador-manequim-etc. mais badalado do mundo da moda, é um
filme agradável e interessante, desde que perspectivado na devida
perspectiva ... exigir melhor a Gallo será arriscado.

Não se trata de outra coisa que não de um «road movie». Como tal, de
um filme independente, no sentido mais amplo do termo. Poucos diálogos
e ritmo pausado. Fotografia (belíssima, por sinal) propositadamente
fora dos cânones. Uma história simples, de um homem, dilacerado e
frágil, que procura aqui e ali a mulher que (se) perdeu. Música a
condizer. E aquelas estradas da América...

Tudo o mais é ilusão de óptica, pura e simples (nesse sentido é
esclarecedor o plano de Gallo, ao volante da sua moto - por sinal, com
o nº 77-, acelerando pela pista de sal).Tudo excepto a cena de sexo
oral, claro, onde Gallo se trasveste em colehinho castanho. E quem dá
o que tem a mais não é obrigado.

A propósito ainda da cena que pretende servir de atracção a uma
plateia mais universal, do que à partida Gallo alcançaria, é
confrangedor ver até que ponto alguma intelectualidade condescende,
quando não abraça, cenas de "hardcore" como poesia militante, enquanto
que as vilipendia quando nos chegam pelos mais dignos profissionais
dos mais ousados canais da tv cabo, por exemplo. Ainda relacionado com
isso, será curioso ver até que ponto a carreira da Sevigny (de longe
uma das maiores actrizes da nova vaga) terá ou não iniciado uma longa
travessia no deserto...

Paulo Ferrero
http://novoodeon.tripod.com
http://novoodeon.tripod.com/blogue
João M. S. Silva
2004-04-28 22:53:20 UTC
Post by Paulo Ferrero
[...]
Eu não caio em nenhum desses casos e continuo a pensar que aquilo não
merece ser um filme.

Nunca tinha ouvido falar desse tipo, mas, e tanto quanto a minha opinião
vale, ele é tão bom cineasta como o Zé Cabra cantor.

Não sei pq me suscita tanta admiração este filme, pois mesmo este
pseudo-cantor português vende discos.

Uma pessoa suficientemente imparcial que olhe para o The Brown Bunny
dirá que ele nem sequer merece ser exibido nos cinemas. O que muita
gente confunde é gosto com qualidade. Eu respeito perfeitamente quem
_gosta_ do filme, agora não me venham dizer que aquilo é bom, é arte, é
Cinema pq é o mesmo que dizer que Zé Cabra é bom, é arte, é Música.

Quais são os limites para a qualidade no Cinema? Se eu colocar uma
câmera a filmar um centro comercial durante 120 min, isso é Cinema?
Haverá quem diga que sim, certamente. E se a câmera filmar a escuridão e
não houver gravação de som (filme nulo), é Cinema??? Qq dia alguém dirá
que sim, pq perdeu completamente a noção daquilo que existe, perdeu a
noção dos limites.

Este filme fez-me lembrar o Gerry, tb muito mau. O Gerry é um filme que
dois *putos* fizeram com um adulto e que tem algumas ideias
vanguardistas, mas é mal conseguido. O melhor dele são as paisagens e
fotografia. (Acho o Elephant bom e gostei bastante.)

Agora este quase-home-movie The Brown Bunny... O Bufallo 66 até pode ser
bom, nunca vi, mas este não é! Podem gostar, mas o filme devia ser
considerado mau.
João M. S. Silva
UMV
2004-04-29 08:49:28 UTC
Post by João M. S. Silva
Eu não caio em nenhum desses casos e continuo a pensar que aquilo não
merece ser um filme.
mas quem é que disse que tu tens de ser juíz disso?
Foi feito com algum subsídio saído dos teus descontos?
Post by João M. S. Silva
Nunca tinha ouvido falar desse tipo, mas, e tanto quanto a minha opinião
vale, ele é tão bom cineasta como o Zé Cabra cantor.
se nunca tinhas ouvido falar, como podes colcoar em causa o seu valor como
cineasta?
tá te mas é quiete, deb.
Post by João M. S. Silva
Não sei pq me suscita tanta admiração este filme, pois mesmo este
pseudo-cantor português vende discos.
Ah, interessa é "vender". Boa.
Post by João M. S. Silva
Uma pessoa suficientemente imparcial que olhe para o The Brown Bunny
dirá que ele nem sequer merece ser exibido nos cinemas.
atão pronto, compra o DVD e nunca o vejas, mmm'kay?
Does that makes yu happy?
Post by João M. S. Silva
Eu respeito perfeitamente quem
_gosta_ do filme, agora não me venham dizer que aquilo é bom, é arte, é
Cinema pq é o mesmo que dizer que Zé Cabra é bom, é arte, é Música.
Tudo a ver, najaduvida.
Post by João M. S. Silva
Quais são os limites para a qualidade no Cinema? Se eu colocar uma
câmera a filmar um centro comercial durante 120 min, isso é Cinema?
levaste mesmo a sério a boca de te mandar ver um filme do andy uarola...
Post by João M. S. Silva
Haverá quem diga que sim, certamente. E se a câmera filmar a escuridão e
não houver gravação de som (filme nulo), é Cinema???
O César Monteiro tem qq coisa dentro desse género...
Post by João M. S. Silva
Este filme fez-me lembrar o Gerry, tb muito mau. O Gerry é um filme que
dois *putos* fizeram com um adulto e que tem algumas ideias
vanguardistas, mas é mal conseguido.
prendam o gus van sant com o herman
Post by João M. S. Silva
O melhor dele são as paisagens e
fotografia. (Acho o Elephant bom e gostei bastante.)
ah, então estás perdoado.
Post by João M. S. Silva
Agora este quase-home-movie The Brown Bunny... O Bufallo 66 até pode ser
bom, nunca vi, mas este não é! Podem gostar, mas o filme devia ser
considerado mau.
...e levar com um selo autoclante em cima em todos os clubes de video para
que o possivel visioandor saiba, de antemão, que TU o consideras mau.
Mainada.